Brasil: Memória, Patrimônio e Museologia Social

29.8.16 - 


Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Inscrições a partir das 14h do dia 08/08/2016 na Central de atendimento do Centro de Pesquisa e Formação.

O curso pretende contribuir para a reflexão, o desenvolvimento e a apropriação de conteúdos, informações e experiências relativas ao campo da Memória, do Patrimônio e da Museologia Social.

São objetivos do curso:
- Compreender as dimensões poéticas e políticas dos campos da memória, do patrimônio e do museu.
- Refletir sobre as articulações entre memória, patrimônio e museu na contemporaneidade.
- Colaborar para a reflexão, o desenvolvimento e a apropriação de conteúdos, informações e experiências no campo da memória, do patrimônio e da Museologia Social.
- Estimular o desenvolvimento de práticas e reflexões em diálogo com a Museologia Social.
- Propiciar experiências diretas com práticas de Museologia Social desenvolvidas na cidade do RJ.

Voltado a profissionais do campo da cultura, da memória, do patrimônio e dos museus, estudantes de ciências humanas e sociais, educadores, artistas, poetas, militantes sociais e demais interessados no tema. Serão aulas expositivas, debates, leituras coletivas e individuais.
Oficinas envolvendo pesquisa de campo, observação, realização de fotografias e vídeos. Apresentação de vídeos. Estudos, pesquisas e orientações virtuais. Avaliação coletiva e participativa.

Programa

I. POÉTICA E POLÍTICA DE MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E MUSEU. OFICINA DA PALAVRA E OFICINA DO OBJETO.
O lugar das memórias, dos patrimônios e dos museus na expressão de poetas modernistas e contemporâneos. A poética dos museus e dos patrimônios. Entre palavras e coisas. Entre a literatura e a pintura. Oficina da palavra. Oficina do objeto.

II. MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E MUSEU NA CONTEMPORANEIDADE: A PERMANÊNCIA DA GOTA DE SANGUE. REFLEXÕES E PRÁTICAS DE INVENTÁRIO PARTICIPATIVO E CARTOGRAFIA SOCIAL.
Memórias, patrimônios e museus em debate. Memórias, patrimônios e museus como dispositivos de ocupação do passado, do presente e do futuro. Museus, patrimônios, lugares de memória e monumentos como heterotopias. Reflexões e práticas de inventário participativo e cartografia social na atualidade.

III. DA MUSEOLOGIA COLONIAL AOS DESAFIOS DA DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO MUSEOLÓGICO. IMAGINAÇÃO MUSEAL, MUSEOLOGIA E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO.
Do museu e da museologia como dispositivos coloniais e colonizadores. Exemplos clássicos de museus coloniais. A germinação e irradiação de museus coloniais seguindo o corte e o molde europeu. Os desafios da descolonização do pensamento museológico. As articulações entre imaginação museal, museologia e pensamento social brasileiro, a partir de Gustavo Barroso, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro, passando por Nise da Silveira, Bertha Lutz e Heloísa Alberto Torres, chegando ao Museu da Maré e seus desdobramentos.

IV. DA MUSEOLOGIA SOCIAL COMO CAMPO PROPÍCIO PARA A ECOLOGIA DE SABERES. MUSEOLOGIA SOCIAL: GERMINAÇÕES E IRRADIAÇÕES.
Articulações entre a Museologia Social e o pensamento de Boaventura de Souza Santos. Germinações e irradiações: experiências e práticas nacionais e internacionais relevantes para a Museologia Social. De volta a alguns documentos importantes para a denominada Museologia Social. E mais uma vez de volta ao futuro: germinações e irradiações.

V. VIAGEM DE ESTUDO: MERGULHO NAS PRÁTICAS DE MUSEOLOGIA SOCIAL E ALGUNS ANTECEDENTES
Dia 02/11: Viagem ao Rio de Janeiro.
Dia 03/11: Visita ao Museu de Favelas e ao Museu da Maré.
Dia 04/11: Visita ao Museu Vivo de São Bento.
Dia 05/11: Visita ao Museu da República. Encerramento e avaliação.
Dia 06/11: Viagem de retorno a São Paulo.

Classificação etária: Acima de 18 anos

Palestrantes

Mário de Souza Chagas

Poeta, museólogo, professor da UNIRIO mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais. É um dos responsáveis pela Política Nacional de Museus e um dos criadores do Sistema Brasileiro de Museus, do Cadastro Nacional de Museus, do Programa Pontos de Memória, do Programa Nacional de Educação Museal e do Instituto Brasileiro de Museus.

Fuente: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/memoria-patrimonio-e-museologia-social