V Encuentro Internacional de Ecomuseos y Museos Comunitarios - Brasil

20.8.15 - 
14 - 17 Outubro, 2015: Juiz de Fora: Minas Gerais: Brasil
Realização Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC


http://www.eiemc2015.com/

É com grande satisfação que comunicamos a realização do V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários - V EIEMC, através da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF / Pró-Reitoria de Extensão – Proex / Laboratório de Patrimônios Culturais - LAPA, juntamente com a Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários – ABREMC, em parceria com diversas instituições do Brasil e do exterior, como o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS; o Ministério da Cultura – MinC / Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e a Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais / Superintendência Estadual de Museus e Artes Visuais - SUMAV; além de quatro ecomuseus mineiros (Cipó; Kizomba Namata; Carste e Serra de Ouro Preto) que colaboram na organização deste grande evento.

O Encontro será realizado em Juiz de Fora – Minas Gerais - Brasil, de 14 a 17 de outubro de 2015, nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Hugues de Varine, considerado uma das principais referências internacionais na área, reforça o nosso convite. 

Uma programação bem diversa e de caráter híbrido – acadêmico e comunitário – está sendo preparada com o objetivo de promover trocas entre pesquisas e experiências, conhecimentos científicos e saberes populares. 

Com este propósito, atividades já tradicionais nos eventos universitários (conferências, mesas-redondas, comunicações, pôsteres...) ganham nomes e dinâmicas especiais no V EIEMC (prosas, balaios, conversês, estandartes...) por expressar a identidade mineira e o intuito dos seus anfitriões em interagir com a comunidade em diálogo com estudantes, pesquisadores, professores, gestores entre outros profissionais que se dedicam à cultura e à memória, especialmente por meio de projetos museológicos impulsionados por iniciativas de base comunitária.

A diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (DPMUS/Ibram), Manuelina Duarte; o antropólogo José Jorge de Carvalho (UNB – Brasil); a coordenadora e fundadora do Museu da Maré, Cláudia Rose Ribeiro da Silva; o museólogo Mário Chagas (UniRio)  e os internacionais Teresa Morales Lersh (UMCO / INAH – México) e Alberto Garlandini (ICOM – Itália) já estão confirmados para palestrar no V EIEMC.

O evento também irá oferecer mini-cursos e oficinas, bem como espaço para apresentações artísticas, lançamentos de livros temáticos, exibição de vídeos, atividades infantis, feira e vivências. Durante o V EIEMC acontecerá, ainda, o Encontro Regional dos Pontos de Memória de Minas Gerais, promovido pelo Programa do Ministério da Cultura / Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. A programação completa será divulgada em breve.   
O tema central que guiará as atividades do Encontro é "Iniciativas museológicas comunitárias: construindo caminhos para o bem-viver". Em torno dele, outros três eixos temáticos irão direcionar e provocar as reflexões e as propostas que serão registradas na “Carta de Recomendações do V EIEMC”, a qual será publicada e encaminhada aos órgãos internacionais competentes.

Por sua abrangência, espera-se contar com participantes de vários estados brasileiros e, também, diversos países, onde os ecomuseus, museus de território, museus de percurso, museus vivos, museus de periferia e outros processos de museologia participativa inauguram experiências que merecem ser compartilhadas, analisadas, revisadas ou multiplicadas tendo em vista seu potencial para o desenvolvimento local e para a sustentabilidade do patrimônio cultural, em seus múltiplos sentidos (afetivo, histórico, artístico, econômico).

QUARTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO
9:00 - Credenciamento
17:30 - Pré-abertura artística
19:00 – 1ª Prosa: “A cultura, a comunidade e a museologia nos caminhos do bem-viver”
José Jorge de Carvalho – Universidade de Brasília
20:00 - Café com Broa / Intervenção Cultural
20:30 - 2ª Prosa: A força da comunidade: histórias de luta, sincretismo e resistência
Sebastiana Silva (ou Dona Tiana) - Comunidade Quilombola Carrapatos da Tabatinga
22:00 - Encerramento

QUINTA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO
9:00 – Café com Broa / Intervenção Cultural / Abertura da Feira
9:30 - 1º Balaio: “Ecomuseus, Museus Comunitários e Pontos de Memória: concepções e contribuições para o patrimônio cultural”
Mª Terezinha Resende Martins (ABREMC/Ecomuseu da Amazônia)
Cláudia  Rose Ribeiro (Museu Comunitário da Maré - RJ)
 Mário de Souza Chagas (Unirio - RJ)
12:00 - Almoço
14:00 - 1º Conversê (Comunicaçôes) / Atividades infantis
17:00 - Café com Broa / Intervenção Cultural / Estandartes/ Lançamentos de livros/ Mostras de Vídeos
19:00 - 2º Conversê (Comunicações)
21:00 - Encerramento

SEXTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO
9:00 - Café com Broa / Intervenção Cultural /  Abertura da Feira
9:30 - 2º Balaio:  “Museologia Comunitária: experiências, desafios e estratégias de gestão e sustentabilidade”
Teresa Morales Lersh (México/Red de Museos Comunitarios de América/Unión de Museos Comunitários de Oaxaca)
Rui Laranjeira (Moçambique/Museu Comunitário de Mafalala)
Manuelina Duarte Cândido (Departamento de Processos Museais - IBRAM)
12:00 - Almoço
14:00 - Cursins (Mini-cursos) e oficinas / Atividades infantis
17:00 - Café com Broa / Intervenção Cultural
17:30 - Assembléia Geral  - leitura e aprovação da Carta de Recomendações do V EIEMC
19:00 - 3ª Prosa: “Caminhos e perspectivas político-institucionais da ecomuseologia e da museologia comunitária em âmbito internacional”
Alberto Garlandini (Itália/ICOM)
20:30 - Encerramento Cultural

SÁBADO, 17 DE OUTUBRO
Visitas Mediadas aos Ecomuseus Mineiros - Ecomuseu do Carste (Matozinhos), Ecomuseu da Serra de Ouro Preto (Ouro Preto), Ecomuseu do Cipó (Serra do Cipó) e Ecomuseu Kizomba Namata (Zona da Mata, Juiz de Fora). 

Organización:
O V Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários é organizado pelo Laboratório de Patrimônios Culturais da UFJF - LAPA, pelo Ecomuseu do Carste, Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, Ecomuseu do Cipó e o Laboratório Kizomba Namata.